Gangues e educadores unidos no fórum da paz

 De como membros de gangues e educadores participaram do mesmo fórum de introdução ao Programa de Educação para a Paz

Em 03 de junho de 2013, Prem Rawat foi convidado a participar de um Fórum da Paz em Ibarra, Equador, inspirado na introdução do Programa de Educação para a Paz (PEP) a uma improvável combinação de membros de gangues e educadores. O Dr. Angel Castillo, Diretor Distrital de Educação, recebeu Prem Rawat no fórum que aconteceu no Hotel Ajavi.

Celine Andres, Adjunta do Ministro da Educação, representou seu chefe, o ministro da Educação Dr. Augusto Espinosa. O fórum significou a inauguração oficial do Programa de Educação para a Paz (PEP) na América Latina.

Como tudo isso aconteceu? Alguns meses antes, um grupo de membros de gangues da área de Ibarra viu alguns vídeos de Prem Rawat falando da paz. Esses jovens foram tocados e, talvez, surpreendidos pelo que ouviram. De acordo com uma reportagem de televisão, um deles disse que tinha caído lá no fundo do que a vida humana pode ser, mas que encontrara esperança no que Prem Rawat estava dizendo. Em pouco tempo, esses membros de gangues mudaram seus esforços direcionados contra a violência para esforços de construção da paz.

Quase ao mesmo tempo, na mesma área, o PEP tomava a atenção dos líderes da educação. Um grupo de 24 professores e administradores da província de Imbabura, inscrito no currículo PEP, visava utilizá-lo no sistema escolar.

Ambos os grupos, os membros de gangues e os educadores, participaram do fórum, e ambos os grupos expressaram seu entusiasmo por ele. A necessidade de um currículo de paz dentro do sistema nacional de educação foi a prioridade na agenda do fórum. Incursões já haviam sido feitas para incorporar educação para a paz no sistema de ensino, no Equador.

Um participante do painel do fórum, Dr. Castillo, comentou: “A educação deve ser orientada não apenas para o intelecto. Ela também deve se esforçar para tornar a pessoa consciente, para que ela viva conscientemente. Esse é o nosso entendimento da mensagem de Prem Rawat. Estamos tentando compartilhar isso através da educação na província de Imbabura.

Após o evento do fórum, o membro da gangue, Jefferson Morejón, disse: “Nós somos um dos grupos que querem mudanças… Nós não queremos violência, não queremos mais pessoas mortas nas ruas. Queremos que todos sigam a mensagem de Prem, que é a paz. “Os líderes dessa quadrilha agora se engajaram em programas anti-drogas e anti-violência semanais em escolas da região, usando seus talentos de rap, dança e comunicação multimídia para compartilhar a sua transformação em direção à paz.

Clique aqui para ler o texto no original em inglês, publicado no site da TPRF.

Tradução: Cristina Godoy

Para receber avisos por e-mail sempre que fizermos um novo post, clique no botão +Seguir que aparece no canto inferior direito da tela. No formulário que surge, escreva o seu e-mail, clique em Sign me up / Assine, e uma mensagem será enviada para a sua caixa de e-mails, pedindo sua confirmação. Na mensagem, clique em Confirme. Aparecerá uma página em que você poderá determinar a periodicidade do recebimento dos e-mails. Escolha sua opção e clique em Salvar Alterações/ Save Changes

 

Um pensamento sobre “Gangues e educadores unidos no fórum da paz

Deixe um comentário